Trabalhar como data scientist: tarefas, salário, oportunidades e vagas

Envolve processamento dos dados e importação deles para estruturas de armazenamento, com o uso de tecnologias como Hadoop e Spark. Podemos também mencionar como fundamentais as habilidades relacionadas à infraestrutura de implantação e deployment, como o MLOps e as estratégias de pipeline de dados. No dia a dia, cientistas de dados nem sempre precisam lidar com expressões matemáticas diretamente, já que as https://www.vitrinedocariri.com.br/2024/04/22/estrategias-de-empresas-como-a-ciencia-de-dados-determina-o-planejamento-corporativo/ bibliotecas automatizam grande parte das rotinas, mas é importante conhecê-las a fundo. A pessoa cientista de dados também cuida da visualização dos insights encontrados e do compartilhamento desses achados para outras pessoas em uma linguagem compreensível. É dever dessa pessoa cuidar do deploy do modelo ou algoritmo de análise para que ele seja utilizado no dia a dia, como parte de outra aplicação.

Quais são as principais funções de um cientista de dados?

Os cientistas de dados devem ser grandes comunicadores com um alto nível de experiência em programação. Eles precisam ser proativos e bons alunos, para que possam se manter atualizados com as tecnologias em evolução. Aqui, os cientistas de dados são obrigados a usar a análise de causa raiz para determinar o colapso do desempenho do sistema. A construção de modelos ajudará a obter uma maior percepção de Estratégias de empresas: como a ciência de dados determina o planejamento corporativo como vários fatores, internos e externos, afetam os sistemas. O cientista de dados que utilizará o DevOps precisará saber como criar e manter produtos de dados nos quais as funções de negócios operam. Nesta função, o cientista de dados é normalmente um membro de uma equipe de engenharia cujo objetivo é construir produtos de dados não voltados para o cliente, necessários para administrar o negócio.

Soft Skills

Não adianta investir tempo e dinheiro sendo que o parecer técnico do cientista será simplesmente ignorado. Entretanto, para que o cientista de dados possa fazer seu trabalho corretamente, a empresa precisa estar preparada para fornecer suporte. Isso permite que as organizações tomem decisões informadas sobre crescimento, otimização e desempenho. As métricas de dados estão conduzindo todas as decisões de negócio das grandes empresas.

Praticar e ter essas skills no seu currículo vai te ajudar a encontrar vagas mais rápido, isso tudo junto com outras skills que você já deve ter da sua carga de trabalho e aprendizado. Em Ciência de Dados, Storytelling é a habilidade de contar histórias envolventes e significativas sobre dados. Ou seja, é a capacidade de um profissional da área de repassar de forma intuitiva tudo aquilo que foi aplicado em etapas anteriores, contando assim uma história.

descrição do trabalho como data scientist

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores instituições de ensino superior do país, inaugurou em 2020 o curso de Estatística e Matemática aplicada, com ênfase em ciência de dados. A nova profissão ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já tem muitos atrativos, como é o caso do salário que pode ultrapassar R$20 mil. À medida que as tecnologias de armazenamento e processamento de big data evoluíram, também houve a necessidade de se especializar nessa função.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top